terça-feira, 26 de agosto de 2014

FOI-SE A GLÓRIA DE ISRAEL!

         TEMA: FOI-SE A GLÓRIA DE ISRAEL


TEXTO: 1 SAMUEL 02.12,  03.12-14, 04. 21-22.

INTRODUÇÃO: A GLÓRIA DE DEUS É A PRESENÇA DELE EM NOSSAS VIDAS, SE PERDERMOS ESSA GLÓRIA, PERDEMOS A PRESENÇA DE DEUS. 

ELI ERA SACERDOTE E SEUS FILHOS ESTAVAM SENDO TREINADOS PARA SER SEU SUBSTITUTO; ELI TINHA A OBRIGAÇÃO DE ENSINAR DIREITO A SEUS FILHOS, MAS TANTO ELI COMO SEUS FILHOS ERRARAM PROFUNDAMENTE. COMO SACERDOTE ELI TINHA VÁRIOS JOVENS APRENDIZ, ENTRE ELES O JOVEM SAMUEL, SEUS FILHOS E OUTROS, ERA NECESSÁRIO QUE ELI INSTRUÍSSE MUITO BEM ESSES JOVENS PARA MAIS TARDE SEREM OS FUTUROS SACERDOTES NA PRESENÇA DO SENHOR, MAS ELI FALHOU, E ISSO TROUXE TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS CONTRA A SUA CASA E CONTRA O POVO HEBREU, A GLÓRIA DE DEUS FOI EMBORA, ELI MORREU E CONSEQUENTEMENTE SEUS DOIS FILHOS; ISRAEL QUE TINHA UM HISTÓRICO DE VÁRIAS VITÓRIAS NA GERRA, DEPOIS QUE A GLÓRIA DE DEUS FOI EMBORA PERDE A GERRA, E TAMBÉM 34 MIL HOMENS DE BATALHA. VAMOS ENTÃO A ALGUNS ERROS QUE ELI E SEUS FILHOS COMETERAM QUE NÓS NÃO PODEMOS COMETER:                                                                                         

PRIMEIRO ERRO DE ELI: CAP. 02.18, ENSINOU BEM A SAMUEL QUE NÃO ERA SEU FILHO, E OS SEUS FILHOS FORAM DESTRUÍDOS POR FALTA DE ENSINAMENTO. ELI FEZ O CONTRÁRIO DO QUE A PALAVRA DE DEUS ENSINA: ORA, SE ALGUÉM NÃO CUIDA DOS SEUS E ESPECIALMENTE DOS DA SUA PRÓPRIA CASA, TEM NEGADO A FÉ E É PIOR DO QUE UM DESCRENTE. 1 TIMÓTEO 05.08. A PALAVRA “ESPECIALMENTE” INDICA QUE É PRIORIDADE CUIDAR PRIMEIRO DA NOSSA CASA PARA DEPOIS CUIDAR DA CASA DE DEUS, PARA SERMOS EXEMPLO DOS FIEIS. POIS SE ALGUÉM NÃO SABE GOVERNAR A PRÓPRIA CASA, COMO CUIDARÁ DA IGREJA DE DEUS? 1 TIMÓTEO 03.05.

SEGUNDO ERRO DE ELI: CAP. 02.22 DEIXOU PARA ENSINAR SEUS FILHOS DEPOIS DE VELHO, JÁ NÃO TINHA MAIS O VIGOR DE ANTES, E SEUS FILHOS JÁ NÃO OS RESPEITAVA MAIS, QUE PENA ERA TARDE DEMAIS PARA QUERER INSTRUIR OS FILHOS; ELI NEGLIGENCIOU UM ENSINAMENTO QUE O PRÓPRIO DEUS HAVIA DADO AINDA NO DESERTO. ESTAS PALAVRAS QUE HOJE, TE ORDENO ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO; TU AS INCULCARÁS A TEUS FILHOS, DELAS FALARÁS ASSENTADO EM TUA CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E AO DEITAR-TE, E AO LEVANTAR-TE. DEUTERONÔMIO 06.06-07. ELI SABIA MUITO BEM QUE ESSE ENSINAMENTO É PERPETUO PARA TODAS AS GERAÇÕES ISRAELITAS, MAS FALHOU E PAGOU O PREÇO PELO SEU ERRO.

QUAIS FORAM OS ERROS DOS FILHOS DE ELI?

PRIMEIRO ERRO: ERAM FILHOS DE BELIAL CAP. 02.12 (FILHOS DO DIABO, PESSOAS MÁ, SEM VALOR, IMPRUDENTES) NÃO SE IMPORTAVAM COM O SENHOR.  

SEGUNDO ERRO: ERAM EXECRÁVEIS, ESSA PALAVRA SIGNIFICA “DESPREZAR” CAP. 02.13-17, CAP. 03.13. ELES DESPREZARAM O CULTO NA CASA DO SENHOR, E TODA LITURGIA DO CULTO, QUE ERA A OFERTA E O SACRIFÍCIO QUE SE FAZIA A DEUS NO CULTO. DEUS SEMPRE QUIS O MELHOR DE NÓS, E OS FILHOS DE ELI DESPREZARAM ESSE MANDAMENTO QUE ERA UMA ORDENANÇA PARA OS FILHOS DE ISRAEL SEPARAREM SEMPRE AS PRIMÍCIAS DE TUDO PARA DEUS, PORQUE QUANDO DAMOS AS PRIMEIRAS COISAS PARA DEUS, MOSTRAMOS QUE TIPO DE SENTIMENTO ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO PARA COM DEUS. POR EXEMPLO, ANA OFERTOU PARA DEUS O SEU PRIMOGÊNITO SAMUEL, QUE FOI QUEM SALVOU ISRAEL DE UMA DESGRAÇA MAIOR, PORQUE QUANDO ELI MORREU ELE ASSUMIU UMA TRIPLA FUNÇÃO (SACERDOTE, PROFETA, JUIZ) PARA AJUDAR O POVO ISRAELITA. DEUS FOI FIEL PARA COM ANA, QUANTO MAIS SE DAR PARA DEUS, MAS DEUS NOS DÁ.

TERCEIRO ERRO: CAP. 02.22, ELES SE DEITAVAM COM AS MULHERES QUE SERVIAM NA CASA DO SENHOR NA PORTA DA CONGREGAÇÃO, ELES SE ACHAVAM NO DIREITO DE PRATICAREM, FORNICAÇÃO E PROSTITUIÇÃO NA CASA DO SENHOR POR SEREM FILHOS DE ELI. TOMARA QUE ISSO NÃO ESTEJA ACONTECENDO EM NOSSOS DIAS, PORQUE SE ESTIVER ACONTECENDO, O PREÇO DE TUDO ISSO VIRÁ E NÃO TARDARA, DEUS NÃO PERMITIRÁ QUE ESSE TIPO DE COISA CONTINUE ACONTECENDO, E NÃO DEIXARÁ IMPUNE. PONHA A BOCA NO PÓ; TALVEZ AINDA HAJA ESPERANÇA. LAMENTAÇÕES 03.29.

QUARTO ERRO: ELES NÃO SE ARREPENDERAM, POR ISSO O MAL, O CASTIGO VEIO NÃO SÓ PARA ELES, MAS TAMBÉM PARA TODO O POVO, PORQUE QUIS EDUCAR TARDE DEMAIS OS SEUS FILHOS. QUANDO O LÍDER ERRA TODO POVO PERECE, E PARA A MÃO DE DEUS RECUAR É PRECISO ARREPENDIMENTO. SE O MEU POVO, QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAR, E ORAR, E ME BUSCAR, E SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI DOS CÉUS, PERDOAREI OS SEUS PECADOS E SARAREI A SUA TERRA. 2 CRÔNICAS 07.14.

CONCLUSÃO: DEUS HAVIA ALERTADO ELI ATRAVÉS DE SAMUEL, DANDO A OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO PORQUE ELE É MISERICORDIOSO, COMO ELES NÃO DERAM OUVIDOS, O MAU VEIO PARA TODOS; OS FILISTEUS ARMARAM GERRA CONTRA ISRAEL, E NA GERRA ELES VENCERAM, MATARAM 34 MIL GUERREIROS ENTRE ELES OS DOIS FILHOS DE ELI, HOFNI E FINÉIAS, E LEVARAM EMBORA A ARCA DO SENHOR, QUE REPRESENTAVA “A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DO POVO” AINDA EM MEIO A GERRA O MENSAGEIRO CHEGA A ELI QUE ESTAVA SENTADO EM UMA CADEIRA COMO SE JÁ ESPERASSE MÁS NOTÍCIAS, QUANDO ELE OUVE QUE SEUS FILHOS TINHAM MORRIDO E QUE A ARCA TINHA SIDO LEVADA, CAIU PARA TRÁS E QUEBROU O PESCOÇO, SUA NORA MULHER DE FINÉIAS QUE ESTAVA ESPERANDO UM FILHO, JÁ NOS ÚLTIMOS DIAS DE GESTAÇÃO, QUANDO SOUBE QUE A ARCA DE DEUS FORA TOMADA, E QUE SEU SOGRO E SEU MARIDO MORRERAM, ENCURVOU-SE E DEU À LUZ, ELA, PORÉM CHAMOU O MENINO PELO NOME DE “ICABÔ” QUE SIGNIFICA: “FOI-SE A GLÓRIA DE ISRAEL” SEM A ARCA A PRESENÇA DE DEUS JÁ NÃO ESTAVA MAIS NO MEIO DO POVO, POR TANTO NÃO DEIXEMOS QUE A GLÓRIA DE DEUS VÁ EMBORA DE NOSSAS VIDAS, POIS ELA É A RAZÃO DE ESTARMOS DE PÉ. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO TODOS QUE LEEM ESSE ARQUIVO.                                    

RONALDO OLIVEIRA.

sábado, 26 de julho de 2014

O JUIZO DE DEUS

                                                OS JULGAMENTOS                                                  
                  ESTADO FINAL DOS JUSTOS, ESTADO FINAL DOS ÍMPIOS                     


A PALAVRA DE DEUS SEMPRE DEIXOU EM EVIDÊNCIA A QUESTÃO DE QUE HÁ DOIS CAMINHOS, UM LEVA AO CÉU, OUTRO AO INFERNO, UM É LARGO, OUTRO ESTREITO, UM DE BENÇÃO OUTRO DE MALDIÇÃO, UM DE MORTE, OUTRO DE VIDA, PV.15.24, MT.07.13,14, DT.11.26. O PROFETA DANIEL DEIXOU ISSO MUITO CLARO QUANDO DISSE: MUITOS DOS QUE DORMEM NO PÓ DA TERRA RESSUSCITARÃO, UNS PARA A VIDA ETERNA, E OUTROS PARA VERGONHA E HORROR ETERNO, DN.12.02. DEUS NUNCA TOLEROU A IMPIEDADE, MAS TAMBÉM SEMPRE ACOLHEU AQUELES QUE DECIDEM TRILHAR O RETO CAMINHO, SENDO ASSIM, QUAL O ESTADO FINAL DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS?


O PROFETA DANIEL FALA A RESPEITO DE DOIS LUGARES, AMBOS ETERNOS, UM ESTÁ PREPARADO PARA OS ÍMPIOS O OUTRO ESTÁ PREPARADO PARA OS JUSTOS. O ESCRITOR DE PROVÉRBIOS DIZ QUE PARA O SÁBIO (JUSTOS) O CAMINHO DA VIDA É PARA CIMA, PARA EVITAR O INFERNO QUE É PARA BAIXO PV.15.24. QUANDO JESUS FALOU QUE OS ÍMPIOS SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE O FOGO NÃO SE APAGA E ONDE O BICHO NUNCA MORRE, ELE USOU UMA PALAVRA ARAMAICA, “GEHENNA” FAZENDO ALUSÃO AO VALE DE HINOM QUE FICAVA PRÓXIMO DE JERUSALÉM, ERA UM LIXÃO ONDE JOGAVAM TODO LIXO DA CIDADE PARA SER QUEIMADO, ALI TAMBÉM JOGAVAM OS CORPOS DOS MALFEITORES, OS JUDEUS APÓSTATAS TAMBÉM SACRIFICAVAM ALI SEUS FILHOS OFERECENDO-LHES AO DEUS MOLOQUE, O FOGO ERA INEXTINGUÍVEL, POR ISSO JESUS FEZ UMA COMPARAÇÃO DO VALE DE HINOM COM O JUÍZO FINAL, COMO UM LUGAR DE TORMENTA ONDE O FOGO QUEIMA SEM PARAR.                                                                                             FICA CLARO QUE O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS, OU SEJA, TODO AQUELE QUE VIVE NA IMPIEDADE TERÁ QUE PRESTAR CONTAS DE SEUS MAUS ATOS DIANTE DE DEUS, E DEPOIS JUNTOS COM SATANÁS A MORTE E O HADES SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE AP.22.15.                                    
ENQUANTO OS ÍMPIOS ESTARÃO EM TORMENTA, OS JUSTOS GOZARÃO DO PRIVILÉGIO DE ESTAREM COM O SENHOR PARA SEMPRE NA NOVA CIDADE QUE DESCERÁ DO CÉU AP.21.03,22, 22.03. ESSA CIDADE SERÁ O LAR ETERNO DOS REDIMIDOS E A HABITAÇÃO DE DEUS, É A NOVA JERUSALÉM QUE JOÃO VIU DESCER DO CÉU PARA A NOVA TERRA. A MORADA E O TRONO DE DEUS ESTARÃO COM O SEU POVO NA TERRA, A CIDADE NÃO TERÁ TEMPLO PORQUE O SEU TEMPLO É O SENHOR O TODO PODEROSO, E O CORDEIRO, A PRESENÇA E A GLÓRIA DE DEUS E DO CORDEIRO ENCHERÃO A CIDADE, ALI FICA CLARO QUE OS JUDEUS E A IGREJA ESTARÃO UNIDOS SOBRE O GOVERNO DE DEUS PARA SEMPRE. QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ À IGREJA. VOCÊ QUE AINDA NÃO TOMOU A SUA DECISÃO TOME ENQUANTO É TEMPO, OUÇA A IGREJA AQUI NA TERRA PORQUE É O ESPÍRITO SANTO QUE USA ELA PARA TE DIZER QUE JESUS ESTÁ VOLTANDO. AMÉM. 

sábado, 19 de julho de 2014

PASSEANDO PELO TEMPO


EXPERIÊNCIA DE ABRAÃO DOS TEMPOS FINAIS DE MANEIRA PROFÉTICA.

NO CAPÍTULO 15.07-12 DE GÊNESIS DEUS ANIMA ABRAÃO E LHE CONFIRMA A ALIANÇA ANTERIORMENTE FEITA. A ALIANÇA FOI CONFIRMADA DE MANEIRA PROFÉTICA, MESMO QUE ABRAÃO NÃO ESTIVESSE VIVO PARA VER AS PROMESSAS SE CUMPRINDO, A PROMESSA FOI CONFIRMADA PARA SUA POSTERIDADE, DE MANEIRA QUE DEUS LHE PEDIU UM SACRIFÍCIO CONFIRMANDO QUE ELE SERIA FIEL NO CUMPRIMENTO DA PROMESSA. 

NO VERSÍCULO 07 DEUS DIZ A ABRAÃO QUE É O SENHOR, E QUE FOI ELE QUEM O TIROU DE UR DOS CALDEUS PARA LHE DAR AQUELA TERRA, DESDE DAN ATÉ BERSEBA, HOJE A ATUAL FAIXA DE GAZA. ESTA FOI A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA QUE ABRAÃO TEVE VENDO TODA AQUELA TERRA SENDO HABITADA POR SEUS DESCENDENTES, MESMO NÃO TENDO FILHOS AINDA. PARECE COISA DE LOUCO, UM VELHO SEM FILHOS, VENDO SEUS DESCENDENTES HERDANDO AQUELA TERRA, FOI A EXPERIÊNCIA MAIS PROFUNDA QUE ELE TEVE, E A PROVA DO CUMPRIMENTO SOMOS NÓS, VENDO TUDO ISSO ACONTECENDO NOS DIAS DE HOJE. A TERRA FOI CONQUISTADA SOB A LIDERANÇA DE JOSUÉ, MAS NA DIÁSPORA (DISPENSAÇÃO DOS JUDEUS), ELES PERDERAM SUA IDENTIDADE COMO POVO, COMO NAÇÃO, PARECIA QUE A PROMESSA DO SENHOR ESTAVA FRACASSANDO, MAS EM 1948 SE CUMPRIU O GRANDE RETORNO DO POVO PARA O SEU TERRITÓRIO, (TERRA DA PROMESSA) E ELES VOLTARAM A SER UMA NAÇÃO, E POR SINAL MUITO BEM ORGANIZADA E FORTE BELICAMENTE, E NINGUÉM OS ARRANCARÁ DE LÁ, AMÓS 09.11 

NOS VS. 08-11 A PROMESSA FOI FEITA COM MUITA GARANTIA DO SEU CUMPRIMENTO, OS ANIMAIS PARTIDOS AO MEIO GARANTIA QUE QUEM DESCUMPRISSE A ALIANÇA, TERIA O MESMO FIM DOS ANIMAIS, HOJE COM MUITA PROPRIEDADE PODEMOS DIZER QUE ESTAMOS VIVENDO O TEMPO DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA FEITA A ABRAÃO.                             
NO VERSÍCULO 12 DEUS MOSTRA O TERROR E TREVAS QUE VIRIA SOBRE O POVO DE ISRAEL. DEUS MOSTROU PARA ABRAÃO TODO SOFRIMENTO QUE ISRAEL PASSARIA. IMAGINEMOS ENTÃO COMO ABRAÃO SE SENTIU VENDO NO FUTURO A SUA DESCENDÊNCIA REDUZIDA À ESCRAVIDÃO NO EGITO POR MAIS DE QUATROCENTOS ANOS? E NUM FUTURO MAIS DISTANTE ELE VIU O MASSACRE SOFRIDO ATRAVÉS DO DITADOR NAZISTA, ELE VIU AINDA TODA PERSEGUIÇÃO QUE ISRAEL SOFREU DURANTE OS SETENTA ANOS DE COMUNISMO RUSSO, ONDE MAIS DE 70 MILHÕES DE CRISTÃOS MORRERAM COM A PERSEGUIÇÃO, ENTRE OS QUAIS 03 MILHÕES DE JUDEUS. ENFIM, FOI UMA EXPERIÊNCIA RUIM, MAS AO MESMO TEMPO ELE VIU TODO SEU POVO ALCANÇANDO O FAVOR DO SENHOR, E ISSO ESTAMOS VENDO HOJE COM ISRAEL SENDO UM POVO MUITO BEM ESTABILIZADO, COM LUGARES QUE OUTRORA ERA DESERTO, HOJE COM UMA TECNOLOGIA DE PLANTIO INVEJADO DE MUITOS PAÍSES, COM UM PODER BÉLICO QUE SÃO POUCOS PAÍSES QUE TEM A CORAGEM DE GUERREAR CONTRA ISRAEL, UM PAÍS PEQUENO COM UM TERRITÓRIO GEOGRÁFICO DO TAMANHO DO ESTADO DE ALAGOAS, MAS QUE CAUSA ESPANTO EM OUTROS PAÍSES, ISTO MOSTRA QUE DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE MINTA, NEM FILHO HOMEM PARA QUE SE ARREPENDA, PORVENTURA TENDO ELE PROMETIDO, NÃO O FARÁ. NÚMEROS 23.19. DEUS É FIEL.
  

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Conceitos acerca do milênio

Existem três linhas teológicas acerca do milênio, a primeira é o conceito pré-milenista, segundo é o conceito amilenista, terceiro é o conceito pós milenista. Nós iremos falar de forma separada de cada uma delas, de forma teológica sem interferência no conceito de quem quer que seja.

Conceito pré-milenista: Essa linha de pensamento teológico acredita que Cristo reinará na terra literalmente por mil anos, e que a igreja será arrebatada antes da tribulação, e isso acontecerá da seguinte forma: A igreja vivendo o tempo presente, e de repente será arrebatada, então dará se início à tribulação por um período de sete anos, depois da tribulação Cristo volta, e iniciará o reino milenar de Cristo, depois do período milenar haverá o trono branco de julgamento, então será designado quem vai para o céu ou para o inferno.

Conceito amilenista: Considera o reinado milenar de Cristo simbólico, rejeitando seu reinado sobre a terra durante mil anos. Eles acreditam da seguinte forma: Era presente da igreja, Cristo volta julgamento final, céu ou inferno.


Conceito pós-milenista: Esse pensamento teológico sugere que Cristo volta no final da era milenar, e isso acontecerá da seguinte forma: era presente da igreja, reinado milenar da igreja, Cristo volta, trono branco de julgamento, céu ou inferno.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

sábado, 14 de junho de 2014

TEMA: QUEM PEDE RECEBE

    TEXTO BÍBLICO: MT. 07: 08

INTRODUÇÃO: DO CAPÍTULO 05 DO EVANGÉLHO DE MATEUS AO CAPÍTULO 07, JESUS PROFERE UM DOS SEUS MAIORES SERMÕES, CHAMADO TAMBÉM DE SERMÃO DO MONTE. NO SERMÃO DO MONTE ELE ENSINA A RETIDÃO, A PRÁTICA DA JUSTIÇA, O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO. NO FINAL DO SEU SERMÃO NO CAPÍTULO 07: 28-29, ESTÁ ESCRITO QUE: QUANDO ELE ACABOU DE PROFERIR ESTAS PALAVRAS, AS MULTIDÕES ESTAVAM MARAVILHADAS DA SUA DOUTRINA, PORQUE PREGAVA COMO QUEM TEM AUTORIDADE, E NÃO COMO OS ESCRIBAS. ESSA AUTORIDADE DE JESUS NÃO ESTÁ RELACIONADA À FORMA DE FALAR, MAS À FORMA DE VIVER, OU SEJA, O SEU TESTEMUNHO FALAVA MUITO. EM MATEUS 7: 21, A BÍBLIA FALA QUE NEM TODO O DIZ SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DO CÉU.

 PARA CONSEGUIRMOS ADENTRAR COM O NOSSO CLAMOR AOS CÉUS É PRECISO:

1º- SE HUMILHAR E SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS E ORAR, ENTÃO SERÁ OUVIDO O SEU CLAMOR. 2 CRÔNICAS 07.14

2º- TER UMA VIDA RETA DIANTE DE DEUS, COISA QUE OS FARISEUS NÃO ERAM, E PREGAVAM A RETIDÃO.

3º- A PRÁTICA DA JUSTIÇA. OS FARISEUS ENSINAVAM QUE SÓ ERAM ABENÇOADOS OS RICOS, PORQUE SÓ ERAM RICOS PORQUE FAZIAM A VONTADE DE DEUS.

POR QUE NEM SEMPRE O SENHOR NOS CONCEDE O QUE LHE PEDIMOS?

1º PORQUE A VONTADE DE DEUS É QUE PREVALECE, PORQUE SÓ ELE SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS.

2º PORQUE O QUE PEDIMOS TEM QUE SER PARA GLORIFICAR A DEUS.

3º TEM QUE SER PARA NOS FAZER CRESCER ESPIRITUALMENTE.

CONCLUSÃO: SE NÓS PROCURARMOS APLICAR OS ENSINAMENTOS DE JESUS À NOSSA VIDA, COM CERTEZA PEDIREMOS O QUISERMOS E NOS SERÁ FEITO, JO. 15: 07 SE PERMANECERDES EM MIM, E AS MINHAS PALAVRAS PERMANECER EM VÓS, PEDIREIS O QUE QUISERDES, E VOS SERÁ FEITO.
A ORAÇÃO DE DANIEL NO CAPÍTULO 09 NOS ENSINA MUITAS COISAS, COMO POR EXEMPLO:

*DEMORE O QUE DEMORAR, O TEMPO DE DEUS VAI CHEGAR NA TUA VIDA.

*SE MORRER E DEUS NÃO TE CONCEDER O QUE VOCÊ PEDE, É PORQUE LÁ NA GLÓRIA VOCÊ TERÁ MUITO MAIS.

*O TEMPO É DELE NO MOMENTO CERTO ELE VAI TE CONCEDER.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

JULGAMENTO DE DEUS APLICADO AS DIVINDADES EGÍPCIAS

As 10 pragas do Egito e sua relação com as divindades pagãs egípcias

O SENHOR julgou o povo egípcio e libertou a seu povo, golpeando as crenças das divindades egípcias.

Ao serem derramadas sobre o Egito, as pragas foram divididas em dez prodígios, que coletivamente foram chamados julgamentos; (Êxodo 7.4) e também sinais e maravilhas (Êxodo 7.3). Essas pragas foram a resposta da justiça de Deus contra a iniquidade e a teimosia do povo egípcio. Combinava os fenômenos naturais com a intervenção divina, intervenção esta que servia de elemento controlador.
"E fez passar Israel pelo meio dele; porque a sua benignidade dura para sempre;" (Salmos 136:14)
  

 

Foram a resposta de Deus a pergunta que faraó fez: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei?

Foi, por outro lado, um modo de desmoralizar os deuses pagão a quem os egípcios prestavam culto como o rio Nilo, o Sol, a Lua, que demonstraram impotência perante o Deus Todo Poderoso, não podendo interferir e nem proteger nenhum egípcio. 

1ª praga: ÁGUAS DO NILO E OUTRAS SE TRANSFORMAM EM SANGUE. 
(ÊXODO 7.14-25)

Foi um golpe contra o deus Hapi, o deus protetor das inundações do Rio Nilo. O Rio Nilo era considerado um deus e o deus Hapi intervia junto o deus Nilo nas inundações. Deus resolveu mostrar que essas divindades nada poderiam fazer para impedir que suas águas se transformassem em sangue, apodrecessem e cheirassem mal.


2ª praga:A INVASÃO DE RÃS. 
(ÊXODO 8.1-15)

Os egípcios relacionavam as rãs com a deusa da fertilidade Hekt. Todos que queriam a fertilidade adoravam essa divindade. O SENHOR verdadeiro zombou dessa divindade mostrando que ela não conseguiria impedir que todo o Egito fosse invadido por rãs.


3ª praga: 
O PÓ DO EGITO SE TRANSFORMA EM  PIOLHOS (ÊXODO 8.16-19)

O pó da terra no Egito era considerado sagrado, O SENHOR o converteu em insetos muito molestadores. Os sacerdotes egípcios, ao ministrarem nos lugares sagrados, usavam vestes brancas de linho. Estas vestes deveriam ser extremamente brancas. Raspavam também a cabeça e, antes de entrar no lugar sagrado, eram examinados minuciosamente, porque não podiam ter no seu corpo ou suas vestes qualquer inseto imundo. Curavam as pessoas usando o pó sagrado da terra do Egito. Esse pó considerado sagrado agora causava grandes feridas aos egípcios. Era uma profanação aos seus deuses, e Thot senhor da magia foi desmoralizado. Devido a essa praga os sacerdotes egípcios ficaram impossibilitados de cumprirem seus rituais.



4ª praga: MOSCÕES POR TODO O EGITO, EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA. 
(ÊXODO 8.20-32)

Os egípcios tinham um deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas, e Ptah o criador do universo. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Importunaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos egípcios clamaram a Belzebu e a Ptah, mas nada poderam fazer. Mais deuses pagão desmoralizados.


5ª praga: PESTE NO GADO. 
(ÊXODO 9.1-7)

Foi para humilhar Amom, o deus adorado em todo Egito que tinha a forma de um carneiro, Hator a deusa-vaca e Ápis o deus-touro.No baixo Egito, Amom era adorado também em forma de um touro, ou bode, e era protetor dos rebanhos do Egito. Como era de se esperar, tais divindades foram incapazes de proteger o rebanho egípcio.


6ª praga: FURÚNCULOS E ÚLCERAS. 
(ÊXODO 9.8-12)

Uma humilhação para o deus Tifon, que protegia os egípcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa, e Ísis a deusa da medicina. Os sacerdotes adoravam Tifon e jogavam as cinzas de seu altar em todos os doentes. Os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados. Novamente nenhum deus pôde fazer nada. 


7ª praga: TROVÕES E SARAIVA. 
(ÊXODO 9.13-35)

A deusa Serafins, protetora da lavoura do Egito foi desmoralizada e Reshpu, controlador das chuvas, relâmpagos e trovões foi humilhado. A vegetação foi devastada com a tempestade de trovões, raios e saraiva, as colheitas de cevada e de linho foram destruídas e os animais do Egito foram mortos. Nunca havia acontecido esse tipo de tempestade no Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu conjunto de deuses. Os egípcios que escutaram a advertência de Deus conseguiram salvar o seu gado.


8ª praga: GAFANHOTOS QUE DESTRUÍRAM AS PLANTAÇÕES. 
(ÊXODO 10.1-20)

Os egípcios tinham além de Serafis, o deus Min que juntos protegiam  a vegetação e a colheita de suas terras. Um vento oriental trouxe a praga dos gafanhotos que consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Serafis e Min foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos e mais uma vez, Deus humilha divindades egípcias.


9ª praga: TRÊS DIAS DE ESCURIDÃO E TREVAS EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA. 
(ÊXODO 10.21-29)

A escuridão e as trevas encobriram o Egito inteiro, exceto a terra de Gósen. A escuridão foi total e absoluta. Uma pessoa não via a outra mesmo que estivesse a um palmo de distância. Foi uma grande humilhação a todos os deuses do Egito, especialmente Rá, o destacado deus-sol e Horus um deus solar. O Sol e as estrelas, objetos de culto, foram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi uma desmoralização direta para o próprio Faraó, suposto filho de Rá que era chamado de “O FILHO DO SOL”.



10ª praga: O ANJO DA MORTE QUE MATOU OS PRIMOGÊNITOS DO EGITO, INCLUSIVE O FILHO DE FARÁO

QUE ERA TIDO COMO UM DEUS ENCARNADO. (ÊXODO 11.1-12.36)

O Egito estava completamente arruinado (Êxodo 10.7). Agora, passado cerca de um ano desde a primeira praga, vem o cumprimento da Lei da Semeadura. Os egípcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam oque haviam plantado. A morte sobreveio à meia-noite e  
Amon-Rá, representado como carneiro e o próprio filho de faraó foram incapazes de impedi-la. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram induzidos a saírem do Egito, de modo insistente.Ao povo de Israel foram dados suprimentos abundantes para que pudessem partir.


As Pragas foram para provar ao povo do Egito que só o SENHOR é Deus, porém eles não entenderam e não libertaram Seu povo, precisando assim, que seus deuses insignificante 
e pagãos fossem humilhados e desmoralizados e se mostrassem.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

OBJETOS DE MANOBRA

TEMA: O DEUS DESCONHECIDO

TEXTO BÍBLICO: ATOS 17.22-23

INTRODUÇÃO: A IGREJA VIVE HOJE UM PARADOXO. ELA CONSTRÓI GRANDES TEMPLOS, MAS O MUNDO QUE DEVERIA SER TRANSFORMADO ATRAVÉS DELA ESTÁ CADA VEZ MAIS CORRUPTO.

*MULTIPLICA O SEU CRESCIMENTO, MAS CADA VEZ MENOS É O SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL, SÃO MAIS MATERIALISTAS, DO QUE ESPIRITUAIS.

*SEUS LIDERES ESTÃO CADA VEZ MAIS PREPARADOS, NO ENTANTO, LUTAM CADA VEZ MAIS POR PODER.

*DEFENDE A UNIDADE, E ESTÁ CADA VEZ MAIS DIVIDIDA.

*ARRECADA CADA VEZ MAIS DINHEIRO, MAS GASTA CADA VEZ MENOS COM MISSÕES E EVANGELISMO. ESTÃO PREGANDO UM DEUS DESCONHECIDO. NUMA ERA DE TANTO CONHECIMENTO, DEUS ESTÁ CADA VEZ MAIS DESCONHECIDO. ESTÃO PREGANDO A SALVAÇÃO SEM 
ANUNCIAR A CRUZ COMO O ÚNICO MEIO QUE SALVA.

NO CAPITULO 17.16 DE ATOS, A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ENQUANTO PAULO QUE ESTAVA EM ATENA, ESPERAVA SILAS E TIMÓTEO QUE ESTAVAM VINDO DE BEREIA, O SEU ESPÍRITO SE REVOLTOU EM FACE DA IDOLATRIA DOMINANTE NA CIDADE. EU CARACTERIZO ESSA REVOLTA DE PAULO COMO UMA REVOLTA SANTA, PORQUE ELE NÃO SE CONTEVE EM FICAR CALADO, LOGO COMEÇOU ANUNCIAR O NOME DE JESUS PARA OS ATENIENSES, QUE ATÉ ENTÃO ACREDITAVAM EM VÁRIOS DEUSES, MAS O PRINCIPAL DE TODOS OS DEUSES ERA DESCONHECIDO DOS ATENIENSES. OS FILÓSOFOS DE ATENA, HOMENS DE MUITO CONHECIMENTO, PORÉM NÃO CONHECIAM O DEUS VERDADEIRO.
HOJE ASSIM COMO OS ATENIENSES, TEMOS MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM CONHECER A DEUS, PORQUE ESTÁ DIFÍCIL ENCONTRAR PESSOAS COMO PAULO, REVOLTADA COM O CAOS EM QUE O MUNDO SE ENCONTRA.

EM MATEUS 16.13-19, JESUS SAI DA GALILEIA COM SEUS DISCÍPULOS, E CAMINHAM QUARENTA QUILÔMETROS PARA A REGIÃO DE CESAREIA DE FILIPE, ESSE CAMINHO, É UM LUGAR DESERTO PRÓXIMO AO MONTE HERMON, JESUS APROVEITA ESSE MOMENTO A SÓS COM SEUS DISCÍPULOS E FAZ DUAS PEGUNTAS:

PRIMEIRA PERGUNTA: QUEM DIZ O POVO SER O FILHO DE DEUS? A RESPOSTA FOI IMEDIATA, UNS DIZEM: JOÃO BATISTA, OUTROS: ELIAS; E OUTROS: JEREMIAS OU ALGUM DOS PROFETAS. ISSO DEMONSTRA QUE JESUS ERA DESCONHECIDO DO POVÃO, E QUE HAVIA UMA GRANDE NECESSIDADE DE SABEREM QUEM ERA JESUS.

SEGUNDA PERGUNTA: MAS VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? PEDRO RESPONDE: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO. A RESPOSTA DE PEDRO FOI MUITO CONTUNDENTE, MAS NÃO VEIO DELE MESMO, JESUS DIZ QUE FOI DEUS QUEM O REVELOU. LOGO APÓS A ESSE MOMENTO DE INTIMIDADE DE JESUS COM SEUS DISCÍPULOS, ELES IRIAM VOLTAR PARA JERUSALÉM, E ELE CONCLUIRIA O PLANO DA REDENÇÃO, ISSO NOS ENSINA QUE HAVIA QUASE TRÊS ANOS QUE OS DISCÍPULOS ANDAVAM COM JESUS, E ELES NÃO SABIAM AINDA QUEM ELE REALMENTE ERA, A REVELAÇÃO A ELES FOI DADA NAQUELE MOMENTO INTIMO COM JESUS.

HÁ MUITAS PESSOAS QUE A MUITO TEMPO SE CONVERTERAM, E SE DIZEM ANDAR COM JESUS, MAS AINDA NÃO CONHECEM JESUS, NÃO TIVERAM ESSE MOMENTO DE INTIMIDADE COM ELE, A PONTO DE DEPOIS QUE O CONHECEREM DIVULGAR O SEU NOME A OUTRAS PESSOAS QUE AINDA NÃO O CONHECEM. NO CORAÇÃO DE MUITAS PESSOAS DEUS AINDA ESTÁ NO ANONIMATO, E PARA ELE SE TORNAR CONHECIDO DE TODOS, NÓS CRISTÃOS TEMOS QUE CONHECÊ-LO O SUFICIENTE, E NOS REVOLTAR, EM MEIO A TANTAS PESSOAS QUE VIVE DO JEITO QUE ESTÃO PORQUE PRECISAM OUVIR FALAR QUEM REALMENTE DEUS É. 

ESTÃO ANUNCIANDO UM DEUS QUE NÃO É O DEUS DA BÍBLIA, PORQUE ESTÃO PREGANDO MUITA OSTENTAÇÃO, MUITA PROSPERIDADE, PARECE QUE PARA SUBIRMOS AO CÉU TEMOS QUE TER MUITO DINHEIRO. O DEUS QUE EU CONHEÇO MANDOU UM JOVEM RICO ENTREGAR TUDO QUE POSSUÍA AOS POBRES, DEPOIS VOLTASSE E O SEGUISSE, O DEUS QUE ESTÃO PREGANDO POR AI, ENSINAM ÀS PESSOAS QUE ELAS TEM QUE LEVAREM TUDO QUE POSSUEM E DAR AO LÍDER DA IGREJA, ENQUANTO QUE OS POBRES QUE FREQUENTAM ESSA IGREJA VIVE NA MISÉRIA. NA IGREJA DE ATOS DOS APÓSTOLOS OS QUE POSSUÍAM FAZENDAS, VEDIAM E LEVAVAM O DINHEIRO PARA OS APÓSTOLOS E ELES DISTRIBUÍAM ENTRE OS NECESSITADOS, E NINGUÉM SENTIA FALTA DE NADA. ATOS 04.32-35

PRECISAMOS REVER ESTES CONCEITOS SENHORES LÍDERES, ONDE SÓ VOCÊS PODEM TER, E OS MEMBROS NADA, JESUS É A MAIOR OFERTA QUE DEUS NOS OFERTOU, E FOI DISTRIBUÍDO PARA TODOS DE FORMA IGUAL, NA IGREJA PRIMITIVA ELES ENTENDERAM QUE A OFERTA REPRESENTA CRISTO, E DISTRIBUÍAM-AS PARA TODOS E NINGUÉM TINHA FALTA DE NADA.
VAMOS REFLETIR, ESTÁ ISTO CERTO? ENTÃO O REI DIRÁ AOS QUE ESTIVEREM À SUA ESQUERDA: APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS. PORQUE TIVE FOME, E NÃO ME DESTE DE COMER, TIVE SEDE, E NÃO ME DESTE DE BEBER, SENDO EU FORASTEIRO, NÃO ME HOSPEDASTES, ESTANDO NU, NÃO ME VESTISTES, ACHANDO-ME ENFERMO E PRESO, NÃO FOSTES VER-ME. E ELES PERGUNTARÃO: SENHOR QUANDO FOI QUE TE VIMOS COM FOME, COM SEDE, FORASTEIRO, NU, ENFERMO OU PRESO E NÃO TE ASSISTIMOS? ENTÃO LHES RESPONDERÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, SEMPRE QUE DEIXASTES DE FAZER A UM DESTES MAIS PEQUENINOS, A MIM O DEIXASTES DE FAZER. MT. 25.41-45.

RONALDO OLIVEIRA

   

sexta-feira, 25 de abril de 2014

OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS

GOGUE E MAGOGUE

TEXTO: EZEQUIEL CAP. 38 E 39

Nos capítulos 38 e 39 de Ezequiel contém uma profecia que diz respeito ao povo de Israel. Israel é o relógio de Deus, se quisermos saber profeticamente se Deus está cumprindo tudo que ele deixou escrito, temos que olhar para Israel e ver o que está acontecendo com este povo, porque Israel marca o tempo profético de Deus. Essa profecia tem cerca de 2.600 anos e está se cumprindo agora em nossos dias. Vejamos então:

O que representa estes dois nomes, Gogue e Magogue?

Na língua sumere, a língua mais antiga do mundo, Gogue: trevas, Magogue: cidade das trevas. No capítulo 38.1-2 diz que Gogue é da terra de Magogue, e príncipe de Rôs, de Meseque e tubal, profeticamente Deus manda o profeta voltar o rosto contra Gogue, e também diz que é contra ele. Atualmente quem é Gogue, e por que Deus é contra ele? No vs. 3 diz que Gogue é um príncipe, e que é príncipe de Rôs, de Meseque e tubal, precisamos atualizar o significado destes para os dias de hoje.

Gogue: Representa o governo da Rússia, Wladimir punte atual presidente da Rússia, (governo das trevas). Porque este governante é ateu e fala blasfêmia contra Deus. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas... João 08.12.

Rôs: Rússia. (cidade deste governante).

Meseque: Moscou, (atual capital da Rússia).

Tubal: Tobosque, (antiga capital da Rússia).

Cuxe: Etiópia

Pute: Líbia (odeia Israel)

Gomer: Germane.

Togarma: Turquia (fica ao norte de Israel).

No livro do Gênesis 10.2-6, estes são descendentes dos dois filhos de Noé, o primeiro Jafé, o segundo cam a quem Noé amaldiçoou os descendentes. E são estes povos que estão pretendendo agora, armar o cerco e guerrear contra Israel. E os Estados unidos que sempre apoiou e defendeu Israel, não poderá defender Israel destas nações? Não, porque estará financeiramente falido, devido a tantas catástrofes causadas, e as catástrofes naturais que vem sofrendo no decorrer dos anos, como: Ataques aéreos, terremotos, maremotos, furações, etc.

Qual o motivo do governo Russo querer invadir Israel?

São as riquezas que Israel possui principalmente as riquezas minerais do mar morto. Em 1991 foi descoberto seis tipos de minerais em grande quantidade no mar morto: Fósforo, cobre, silicato, manganês, feldspato, e ferro, avaliados por peritos no valor de UR$ 20 trilhões de dólares. Se juntar o mineral de cinco países, não chegará a um terço do mineral que tem em Israel.

Mas o real motivo da invasão de Gogue (Rússia) é espiritual, Ezequiel 38.16.

É para que todos os países que subjugaram a Israel sejam vingados nos montes de Israel, inclusive a Rússia, pelos milhões de Judeus e cristãos que foram mortos durante os mais de 70 anos de comunismo. Neste período mais de 70 milhões de pessoas morreram no regime comunista, dentre estes mais de três milhões de judeus, e restante de cristãos da igreja grega ortodoxa, católica, e os cristãos evangélicos. Deus não julgou ainda estes povos, mas vai julgar nestes dias, haverá a terceira guerra mundial.

Quem defenderá Israel?

Deus, com um grande terremoto que vai atingir toda terra. Ez. 38.18-23.

Vs. 21 com pestes, rebeliões entre eles mesmos.

Com chuva de pedras de saraiva, são pedras de fogo que pesam de 20 a 25 kg, Jó 38.20, fogo e enxofre, (bomba nuclear).

Qual será o resultado dessa guerra?

O desaparecimento da Rússia e Estados Unidos com seus poderes bélicos. Então surgirá o governo do anticristo, que vai reconstruir as cidades e o templo, fazendo acordo com os Judeus, depois ele mesmo profanará o templo querendo adoração para si. Neste tempo a igreja terá sido arrebatada, porque a palavra de Deus diz que ele só poderá se manifestar na sua totalidade quando o Espírito Santo for tirado da terra, porque é ele quem impede a manifestação do anticristo, e está claro que quando o Espírito Santo for afastado da terra, ele levará a igreja com ele para céu. 2 Ts. 2.3-7.

O que fazer para não ficar de fora dessa reunião com o Pai no céu?

Crer que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador.

Aceita-lo como único salvador de nossas vidas.

Se esforçar o máximo possível, dando lugar ao processo da santificação que é desenvolvido pelo próprio cristão, se afastando de tudo que o mundo oferece, e que impede de sermos santos.

Aguardar ansiosamente por este dia como se ele vinhesse hoje, não permitindo que nada tire o nosso foco. Que nosso Deus abençoe a todos, e dê forças para suportamos às tentações, porque o nosso maior inimigo fará de tudo para que nos desviemos do verdadeiro caminho que é Jesus. Amém.



Ronaldo Oliveira.

O VERDADEIRO AVIVAMENTO ACONTECE ATRAVÉS DA SANTIFICAÇÃO.

AVIVA HÓ SENHOR A TUA OBRA
TEXTO: HC. 03.02
INTRODUÇÃO: O NOME DE HABACUQUE NÃO ENCONTRAMOS EM NENHUM OUTRO LIVRO DO VELHO TESTAMENTO. HABACUQUE FOI CHAMADO POR DEUS NO ANO DO REINADO DO REI JEOAQUIM REI DE JUDÁ, E FOI JUSTAMENTE NESTE PERÍODO QUE NABUCODONOSOR REI DA BABILÔNIA DESTRUIU JERUSALÉM, DESTRUIU OS MUROS, SAQUEOU E DESTRUIU O TEMPLO, E LEVOU OS JUDEUS CATIVOS PARA BABILÔNIA. HABACUQUE FOI ENTÃO CHAMADO POR DEUS PARA CONFORTAR O POVO JUDEU, DEUS TE CHAMOU PARA CONFORTAR, PARA REANIMAR, ALEGRAR, E REAVIVAR. ESSE ERA O PAPEL DO PROFETA HABACUQUE, E ESSE É O NOSSO CHAMADO TAMBÉM, “AVIVAR”.

ENTÃO ELE COMEÇA COM UM CÂNTICO SENDO ELE LEVITA:
JAVÉ, EU OUVI FALAR DA TUA FAMA; APRENDI A RESPEITAR AS TUAS OBRAS, JAVÉ. AO CORRER DOS ANOS, FAZE-AS REVIVER... HC. 03.02

A PALAVRA AVIVAMENTO, NÃO ENCONTRAMOS NA BÍBLIA, E SIM A PALAVRA “AVIVA” “OU AVIVAR”. QUE QUER DIZER: LEVANTAR O CAÍDO, REVIVER O QUE ESTÁ MORTO, REASCENDER O QUE SE APAGOU, E O MESMO QUE VOLTAR ATRÁS.

1º NESTE VERSÍCULO, HABACUQUE QUER DIZER O SEGUINTE:
JÁ QUE A LEI E TODOS OS ACONTECIMENTOS ERAM PASSADOS DE PAI PARA FILHO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO DE FORMA VERBAL, HABACUQUE COMEÇA DIZENDO: SENHOR, EU OUVI FALAR DE COMO O SENHOR TIROU O POVO DE ISRAEL DO EGITO, COMO ENVIOU DEZ PRAGAS PARA MENOSPREZAR OS DEZ DEUSES QUE OS EGÍPCIOS ACREDITAVAM, COMO ABRIU O MAR VERMELHO, COMO AFOGOU TODO EXÉRCITO EGÍPCIO NO MAR, COMO CHEGARAM DO OUTRO LADO ALEGRES E CANTANDO, DO OUTRO LADO COMERAM MANÁ NO DESERTO TODOS OS DIAS DURANTE QUARENTA ANOS E NÃO ABUSARAM O MANÁ, FALTOU CARNE E O SENHOR MANDOU CORDONIZES, FALTOU ÁGUA E O SENHOR FEZ ÁGUA JORRAR DA ROCHA, FEZ ÁGUAS AMARGAS SE TORNAREM DOCE, AS VESTES E AS SANDÁLIAS DO POVO NÃO ENVELHECIAM, AS CRIANÇAS CRESCIAM E AS VESTES CRESCIAM TAMBÉM, DERROTOU OS AMALEQUITAS QUE QUISERAM IMPEDIR O POVO PASSAR ETC. ESSA ERA A FAMA QUE HABACUQUE ESTAVA SE REPORTANDO.

ELE DIZ: APRENDI A RESPEITAR AS TUAS OBRAS.
HABACUQUE ENTENDEU QUE NÃO HÁ OUTRO DEUS QUE FAÇA TANTOS PRODÍGIOS, MILAGRES, E MARAVILHAS COMO O NOSSO DEUS, E APRENDEU RESPEITAR ESSE DEUS TÃO PODEROSO, QUE FEZ COISAS QUE NINGUÉM CONSEGUE FAZER.

3º AO CORRER DOS ANOS FAZE-AS REVIVER.
ELE PEDE A DEUS PARA REFRESCAR A MENTE DO POVO, OS FAZER LEMBRAREM TUDO O QUE DEUS FEZ EM FAVOR DELES NO DECORRER DOS ANOS. ELE SABIA QUE SE O POVO OUVISSE ELES IRIAM SE ANIMAR, IRIAM SENTIR UM DESEJO ARDENTE DE SE VOLTAR PARA DEUS, E REVIVER NO ESPÍRITO.

CONCLUSÃO: QUANDO HABACUQUE USOU A EXPRESSÃO “AVIVA”, ELE ESTAVA DIZENDO: FAZ SENHOR ESSE POVO SE RETRATAR, SE ARREPENDER, PARA QUE ELES POSSAM VOLTAR PARA O LUGAR DE ONDE ELES NUNCA DEVERIAM TER SAÍDO. O POVO HAVIA PECADO CONTRA O SENHOR DESDE O REINADO DE MANASSÉS, E O PECADO AFASTOU-OS DE DEUS, E ELES PRECISAVAM SE VOLTAR NOVAMENTE PARA DEUS, PARA O LUGAR DE CONFORTO QUE É EM JERUSALÉM.
A PALAVRA “AVIVAR” TEM UM SENTIDO DE “VOLTAR” POR ISSO QUANDO FALAMOS DE “AVIVAR”, LEMBRAMOS-NOS DE: O MACHADO DE VOLTA PARA O CABO, DAS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO, MAS SEMPRE VOLTAVA PARA JERUSALÉM, LEMBRAMOS-NOS DO POVO JUDEU VOLTANDO PARA JERUSALÉM COM NEEMIAS E ESDRAS, A VOLTA DOS JUDEUS DO EGITO PARA CANAÃ, A VOLTA DOS JUDEUS PARA JERUSALÉM EM 1948, A RESTAURAÇÃO E CONQUISTA DE JERUSALÉM EM 1967 COM A GUERRA DOS SEIS DIAS, A VOLTA DE JESUS PARA O CÉU DEPOIS DE SE SACRIFICAR POR NÓS, E POR ÚLTIMO, A VOLTA DA HUMANIDADE PARA DEUS DEPOIS DE SE REDIMIR DOS SEUS PECADOS, ESSE SERÁ O MAIOR AVIVAMENTO DA HISTÓRIA. ENFIM, AVIVAR NO SENTIDO MAIS APURADO, SIGNIFICA VOLTAR PARA DEUS, VOLTAR A ANDAR COM ELE, TER INTIMIDADE COM ELE, E PARA ISSO ACONTECER TEM QUE HAVER UMA RESTAURAÇÃO DOS MUROS NÃO DEIXANDO BRECHAS, RESTAURAÇÃO DO TEMPLO (NÓS), DEIXANDO TODA VIDA PROMÍSCUA DE INIQUIDADE, A PROSTITUIÇÃO, ETC. ENFIM O AVIVAMENTO É UMA CONSTANTE VIDA DE DEDICAÇÃO A DEUS, PARA PODERMOS UM DIA DE UMA VEZ POR TODA, TERMOS A VIDA ETERNA.



RONALDO OLIVEIRA